terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Servatis volta a operar nesta terça-feira

Mais uma vez o poder público zomba de nós! Sem que nada tenha sido feito para minimizar os danos ao Rio Paraíba a empresa “Servatis volta a operar nesta terça-feira”

Informou o Diretor Comercial da Servatis, Sr Uataul Teixeira de Lima, na Audiência Pública realizada na segunda-feira para buscar soluções a cerca do desastre ambiental ocorrido, causado pela empresa com o vazamento de produto tóxico para o Rio Paraíba no dia 19/11. Ouviram-se propostas para minimizar os danos e evitar novos casos, como tornar mais eficientes as fiscalizações por parte dos órgão responsáveis - e estava lá, o Sr.Wilson Oliveira de Moura, representante da Feema, órgão responsável por vistoriar, fiscalizar e notificar a empresa -, ouviu-se também vários protestos de indignação de profissionais de áreas relacionadas, de membros de associações de pescadores afetados, como de vários segmentos da sociedade, ali presentes. Apesar das críticas por parte da população, o tom do representante da empresa foi de ameaça- de que o fechamento, ou simples atrasos no pagamento da conta de energia elétrica da Servatis, representam risco de morte para a população. E tamanha soberbia, explicou-se, quando próximo ao seu final, a seção mostrou sua verdadeira cara.
Mascarada de debate, com participação popular nas diretrizes e decisões a serem tomadas para o futuro da cidade, a audiência serviu para informar, e em primeira mão, que a empresa Servatis fora desinterditada. Para uma platéia insegura e indignada, Uataul comunicou a decisão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro de que, sem que nenhuma das medidas de reparação do dano propostas pela empresa estivesse se iniciado, nenhuma sanção imposta cumprida, a Servatis volta a operar nesta terça-feira, 09/12/08. Em menos de um mês, desde o acidente ambiental, a auditoria realizada por empresa privada solicitada pela SEA foi rapidamente concluída, e sem que houvesse tempo hábil para a realização de uma segunda auditoria ou para que se analisasse a fundo o conteúdo do documento - medidas que poderiam dar mais garantias sobre os processos e ajustes da empresa para a segurança da população - a Servatis abre! O que a maioria acreditava ser uma condição fundamental para que se pensasse na volta de suas operações (plantação da mata ciliar, reposição da fauna e flora do Rio, apoio aos pescadores prejudicados, multa) tornou-se uma promessa, uma medida a ser estudada sem data de início, um objeto de barganha entre o governo e a empresa. O Evento nada mais foi, Senhores, do que o prelúdio de mais uma pizza acompanhada de água suja!

2 comentários:

Betathi Duarte disse...

TODOS PELO RIO PARAÍBA" SÓ SE FOREM TODOS OS 4!!!
NÃO DEU EM NADA A MANIFESTAÇÃO COMBINADA PELA TURMA!!!
Participaram 4 pessoas! Estas cumpriram como puderam seu papel distribuindo panfletinhos informativos!
A Beira-Rio fiou bonita mesmo, isso se ignorarmos a imundice e o fedor do rio! (07/12/08)

Paulo Fehlauer disse...

Olá,
Acabamos de lançar uma grande reportagem multimídia sobre esse caso. Se puder, divulgue: http://www.revistaforum.com.br/casoservatis/

Obrigado.